AtivosBitcoinCriptoativos

Daniel Fraga perdeu 99% dos seus bitcoins? Entenda o que aconteceu com o cripto-bilionário

Daniel Fraga foi um dos primeiros entusiastas do Bitcoin no Brasil, tendo promovido e incentivado o uso da criptomoeda ainda nos seus primeiros anos. Naquela época, o criptoativo era negociado com uma fração mínima do seu atual preço.

A título de comparação, o bitcoin era negociado por cerca de US$ 10 durante o ano de 2012. Os primeiros investidores da criptomoeda conseguiram multiplicar o valor dos seus ativos em centenas de vezes em poucos anos.

No entanto, Daniel Fraga pode ter perdido a maioria dos seus ativos após 2017, quando decidiu apoiar o fork Bitcoin Cash (BCH).

Leia mais: Daniel Fraga: A saga do bilionário do Bitcoin (BTC) que desafiou o estado e venceu

A Guerra dos Blocos

O Bitcoin foi originalmente projetado por Satoshi Nakamoto e outros proeminentes desenvolvedores para que sua camada base fosse acessível globalmente.

Satoshi adicionou o limite de 1MB no bloco da rede em 2010 como forma para evitar spam de transações, e após isso deu uma série de instruções claras de como o bloco deveria ser aumentado para incluir novos usuários.

A partir daí, o bitcoin cresceu exponencialmente em todos os aspectos, agregando cada vez mais usuários e empresas. No entanto, a rede não foi atualizada com o tempo, e o tamanho limitado do bloco começou a se tornar um problema por volta de 2014.

Em resumo, parte da rede se opôs ao tamanho do bloco. Para resolver este impasse, parte do ecossistema de empresas, usuários e projetos se dividiram entre Bitcoin (BTC) e Bitcoin Cash (BCH) por meio de um hard fork.

Fork Bitcoin Cash (BCH)
Fork Bitcoin Cash (BCH)

É importante destacar que o Bitcoin com o bloco maior quase foi listado nas exchanges com o ticker BTC, como foi definido no Acordo de Nova York. No entanto, o Bitcoin com o pequeno bloco prevaleceu e continuou sendo denominado como BTC, fator que certamente deu vantagens competitivas ao ativo.

Daniel Fraga e o Bitcoin Cash

Daniel Fraga foi um dos grandes apoiadores do aumento do bloco da rede, ao lado de grande parte dos mineradores, desenvolvedores e investidores de longa data.

No entanto, o Bitcoin Cash, apesar de já ter superado o próprio Ethereum em capitalização e ter tido mais hashrate que o próprio BTC por um breve período, despencou desde a sua criação.

No par BCH / BTC, o bitcoin cash caiu cerca de 98%, enquanto o BTC se valorizou algumas vezes em relação à alta de 2017.

Par BTC / BCH
Par BTC / BCH

Caso Fraga tenha convertido seus bitcoins em bch, seus ativos caíram exponencialmente de valor nos últimos anos.

Daniel Fraga aparentemente ainda apoia o Bitcoin Cash. No final de 2021, o libertário alterou uma descrição em seu canal no YouTube para promover o site https://whybitcoincash.com/pt, que mostra as vantagens do criptoativo em relação ao BTC.

Leia mais: Daniel Fraga, pioneiro do bitcoin, divulga novo site e gera polêmica

Apesar da queda massiva e baixo hashrate, o Bitcoin Cash permanece vivo, com uma comunidade ativa e casos de uso no mundo real. Em especial, o criptoativo começou a ser muito utilizado em ilhas do Caribe por comerciantes.

As ilhas de Saint Kitts e Nevis e São Cristóvão estão considerando declarar a criptomoeda moeda legal, seguindo os passos de El Salvador. No entanto, sem a parte de intermediários centralizados, carteiras do governo ou uso forçado.

Boletim BTC

Boletim BTC é o primeiro portal brasileiro focado 100% em Bitcoin (BTC).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
0
YOUR CART
  • No products in the cart.