Três novos países se juntaram ao BRICS, afirma ministra da África do Sul
Mais três países teriam se juntado ao Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul em sua aliança econômica conhecida como BRICS, segundo a ministra das Relações Exteriores da África do Sul, Naledi Pandor.
A adição de mais três países eleva o total de membros do BRICS para oito. Pandor descreveu o desenvolvimento como “fantástico”.
O chanceler não nomeou os novos membros do bloco, mas o embaixador sul-africano do BRICS, Anil Sooklal, disse anteriormente que 44 países querem se juntar à aliança. Sooklal disse que os líderes do BRICS realizarão uma reunião este mês para discutir a integração de novos membros.
Os países que manifestaram interesse em se tornar novos membros do BRICS incluem Argentina, Irã, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Cuba, República Democrática do Congo, Camarões, Gabão e Cazaquistão.
O crescimento do BRICS apresenta um risco em relação à hegemonia do dólar americano e dos Estados Unidos na geopolítica global. Os membros do BRICS afirmaram que pretendem se afastar do dólar e focar em suas moedas nacionais.
Especulações apontam que o grupo estaria interessado em criar uma nova moeda, que poderia ser lastreada em ouro.