BitcoinCriptoativosFinançasMundo

Crítico do Bitcoin só consegue sobreviver na Rússia graças a criptoativos

Raiam Santos, youtuber e escritor, é um ferrenho crítico do criptomercado, recomendando aos seus mais de 600 mil inscritos que se mantenham longe do bitcoin. Porém, o influencer admitiu recentemente que só está sobrevivendo na Rússia graças aos criptoativos.

Raiam Santos
Raiam Santos afirmando que o Bitcoin é pirâmide.

Em um vídeo publicado na última segunda-feira, o youtuber, que mora na Rússia, falou das dificuldades para enviar dinheiro para fora do território do país:

“Vou ter que mandar por criptomoeda, porque a Rússia está em sanções e é impossível você mandar dinheiro por Wire, por Swift, impossível mandar dinheiro para a Rússia. Você tem que usar criptomoedas, sim. Eu, um grande crítico das criptomoedas, estou sobrevivendo por causa das criptomoedas, olha que ironia do destino.”

A Rússia foi excluída da Sociedade de Telecomunicações Financeiras Mundial, o SWIFT, como forma de sanção pelo seu envolvimento no conflito militar com a Ucrânia. Somente os bancos utilizados como canais de pagamento para petróleo e gás proveniente da Rússia não foram desligados.

O uso do da rede do Bitcoin como maneira de burlar as sanções não é visto só pela população, mas pelo próprio governo russo, que já cogitou o uso da moeda no comércio internacional. Além disso, a mineração do Bitcoin tem se tornado uma atividade cada vez mais crescente em território russo, seja legal ou ilegalmente.

Raiam dos Santos
Raiam dos Santos afirma que o Bitcoin é uma arma russa

Com títulos chamativos e intensos em seus vídeos, as críticas de Raiam Santos iam de desinformações simples, como afirmar que o Bitcoin é um esquema de pirâmide, até dizer que o presidente russo Vladimir Putin seria a pessoa por trás de Satoshi Nakamoto. 

O youtuber já falou que o Bitcoin é uma arma russa para destruir o mundo ocidental.

Igor Sobrinho

Calvinista, capixaba, amante de artes, de comunicação e da computação. Cypherpunk e bitcoinheiro, passeio com meu cachorro nas horas vagas, amo minha esposa.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo